quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

No país dos pequeninos

Estava a ler e ele veio sentar-se coladinho a mim. O que é que estás a fazer?, perguntou. A ler, respondi. É sobre quê esse livro? Conta uma história, disse-lhe. Ah..., ouvi de volta. Os teus pais não te lêem livros de histórias?, quis eu saber. Sim, mas não têm muitas folhas… e têm bonecos. O teu tem bonecos?, perguntou-me. Não, o meu não tem. Uns minutos de silêncio. Voltei à leitura, até ele voltar a interromper o silêncio: Olha, por que é que livro se chama livro? Eu, como quem quer ganhar tempo, perguntei: Diz? Ele insistiu: Quem é que dá o nome às coisas? A mãe aproximou-se e eu respirei de alívio por me ter livrado à resposta.

2 Comentários:

Blogger Pedro disse...

Também não sabia! Mas fui ver, e:

O papiro consiste numa parte da planta, que era liberada, livrada (latim libere, livre) do restante da planta - daí surge a palavra liber libri, em latim, e posteriormente livro em português.

Já me sinto preparado para as questões da pequenada agora ;)

3 de fevereiro de 2010 às 05:44  
Blogger Zigue Zague disse...

Até te imagino, com ar de pensador, a dar essa explicação ao puto, tal e qual como a descreves. :)

3 de fevereiro de 2010 às 05:52  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial